Um Amor Chamado... Clarice Lispector

14 de maio de 2019

Clarice, escritora brasileira consagrada, dos contos mais belos, aos romances mais reflexivos. Ela é estrangeira, com toque brasileira de quem veio ao Brasil para deixar sua marca. Clarice Lispector é mais do que um nome, é uma obra completa.

Clarice Lispector, Escritora, Se a minha Estante Falasse

Haya Pinkasovna Lispector, mais conhecida como Clarice Lispector nasceu na cidade de Chechelnyk, na Ucrânia. Veio ao Brasil juntamente com seus pais, fugindo durante a Guerra Civil Russa, devido a sua descendência judia. Contudo, será em 1921, quando em terras brasileiras Lispector chega, que viverá nas cidades de Maceió, Recife e Rio de janeiro, onde a maioria de suas histórias se passa... No nordeste brasileiro. 

Em "A Hora da Estrela", temos uma personagem, que a muito me lembra a autora, quando descreve uma nordestina que longe de sua terra natal, vive as duras vidas da cidade grande, da metrópole chamada Rio de Janeiro. Assim como em "Felicidade Clandestina" (que alias, virou um curta-metragem baseada nos contos deste livro), temos uma passagem sobre uma menina, que ainda não é moça, mas que vê no carnaval de Recife um fascínio, mas que devido a doença de sua mãe a sonhadora menina se vê distante do que poderia ser vestir-se e pular carnaval. Seriam diálogos sobre uma Clarice menina vivendo na cidade de Recife, ou uma nordestina entrega ao destino infeliz de uma vida sem proposito e que por desventura da vida nada de bom lhe apresenta para que a jovem Macebéa pudesse ter alguém tipo de felicidade. 

Ainda muito nova, Lispector estudou várias línguas, indo desde do português, francês, hebraico, inglês, etc... Boa aluna na escola, ela gostava de escrever poemas e após a morde de sua mãe em 1930 (nove anos após sua chegada ao Brasil). Em 1939, aos dezenove anos, sua família muda-se para o Rio de Janeiro, onde ela ingressa na Escola de Direito da Universidade do Brasil e assim começa a dedicar-se a sua enorme paixão: a Literatura. 

Cursou Antropologia e Psicologia e, em 1940 aos vinte anos publica seu primeiro conto, intitulado "Triunfo". Por desfortúnio da vida, seu pai também vem a falecer dez anos depois da mãe de Clarice, em 1940. Ela então, inicia sua carreira de jornalista. Nos próximos anos ela trabalhou como redatora na Agencia Nacional, no Correio da Manhã e no Diário da Noite. Lispector casou-se em 1943 com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem teve 2 filhos. O seu primogênito, Pedro, foi diagnosticado com esquizofrenia. Já seu segundo filho, Paulo, foi afilhado de ninguém menos do que o escritor Érico Veríssimo. 

Como a vida de diplomata de seu marido exigia viagens, Clarice viveu em muitos países ao redor do mundo, da Inglaterra a Itália, Suíça e Estados Unidos. No entanto, o seu casamento durou até 1959, quando ambos resolveram se divorciar e Lispector retornou ao Rio com seus filhos. Com isto, Clarice Lispector se naturaliza brasileira e declara-se pernambucana. O nome Clarice, foi uma das formas que seu falecido pai encontrou de esconder a chegada da família ao Brasil, lhe adotando este nome. 

De personalidade singular e forte, ela pouco se importava com as críticas. Suas obras mais celebres que marcaram cada período de sua carreira são: Coração Selvagem, seu livro de estreia, publicado quando ela tinha apenas vinte quatro anos; Laços de Família, A Paixão Segundo G.H, A Hora da Estrela e Um Sopro de Vida foram seus últimos livros publicados. Ela faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário. 

Clarice Lispector, Escritora, Se a minha Estante Falasse

"Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." (Citação de A Hora da Estrela).

O legado de Clarice Lispector ultrapassa gerações e creio eu, irá ultrapassar muitas outras mais, suas obras vão desde de romances, contos, crônicas, literatura infantil. Lispector é considerada uma das melhores escritoras brasileiras. Suas Obras em sua maioria receberam capas reformuladas e foram publicados pela Editora Rocco

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samantha Silva

futura historiadora. Criadora de conteúdo desde 2014 no Blog Samantha Silva. Aqui vocês encontram indicações literárias, resenha, curiosidades e fatos históricos é muito mais!

Busca

Facebook

Instagram

Mais lidos

Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *