Quando o assunto é História, sempre vem o questionamento sobre: Qual é o papel do Historiador na Sociedade? Afinal médicos salvam vidas, engenheiros constroem e o Historiador, faz o que?
O Historiador possui um papel importante em todo âmbito social e cultural de uma sociedade, visto que, e através deste profissional que se é preservado o passado, interpretando a História, aprofundando o conhecimento do presente. Afinal, uma nação sem História, é sem o Historiador, é um povo sem memória. Pois o profissional desta área estuda o passado, em seus mais diversos aspectos: sociais, econômico, cultural, cotidiano, etc... O historiador tem a função de interpretar criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória e consequentemente ampliar a compreensão humana sobre os fatos ocorrido.
Indicação sobre o tema: O papel social do historiador: Da cátedra ao tribunal - Fernando Scheibe e Olivier Dumoulin
Sinopse: Qual é a razão de ser do historiador hoje? Estamos em presença de uma arte, de um ofício ou de uma técnica? Afinal, o que justifica uma atividade na aparência inútil? Existe um preço pago pela sociedade que obriga o historiador a definir a natureza de sua tarefa e o sentido de sua intervenção? Aliás, qual o engate do historiador com o mundo público, onde são tecidas as opiniões compartilhadas por nós? O conhecimento de determinado período torna o historiador uma testemunha na justiça, em casos de reparação de direitos? Cabe a ele tanto estar a serviço de um público quanto vender consultoria e expertise a um cliente determinado? Neste livro, Olivier Dumolin apresenta as formas de atuação que o historiador encontrou, na França e no mundo anglo-saxão, para garantir sua utilidade social – e os efeitos potenciais de suas escolhas.
Editora: Grupo Autêntica | 328 Páginas | Assunto: História | Onde encontrar: Amazon, Livraria Cultura e Travessa
A contribuição do historiador para a formação e da criação de uma identidade comum, é muito importante, sendo assim, o historiador possui o seu papel social desde a antiguidade. Sua função de transmitir conhecimento, decifrando o passado. Explicando o porquê que determinados factos aconteceram, traçando as origens, e como tais acontecimentos podem e repercutem no presente e podendo assim, ter influencia sobre o futuro. Além do seu papel social, de dar a conhecer e consolidar um passado comum. Contribuindo para que o futuro seja orientado pelas ações do passado, mais não podemos exigir do historiador que ele seja um mentor do que fomos, ou do que podemos ser. Não podemos exigir que julgue ou opine. A história nos mostra que não aprende – se com o passado.
Que apesar de conhecermos as nossas origens, não altera o facto do rumo que tomamos. Afinal, não é porque, cometemos erros no passado, que não iremos cometê-los novamente no presente. Porém, o reconhecimento desses acontecimentos, o rememorar as situações vividas pela humanidade, contribui para que saibamos que nada dentro de uma sociedade é eterno. Enfim, o papel do historiador na sociedade faz com que, conhecemos o passado, as origens, os caminhos pelas quais uma nação se ergue, enquanto outras caíram.


0 Comentários
