[Resenha] Um dia - David Nicholls

5 de maio de 2019

Um dia, David Nicholls, Se a minha Estante Falasse
Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


Gênero: Romance | 416 páginas | Editora: Intrínseca | Ano: 2009 | Compare & Compre: Saraiva, Amazon | Skoob: Adicione | Classificação: 4,5/5

Quando "Um Dia" chegou aos cinemas em 2011 com a atriz Anne Hathaway (vivendo a Emma), foi quando descobri a obra por trás da adaptação. Antes da estreia do longa eu não conhecia o livro nem a escrita de David Nicholls, no entanto, antes de assistir ao filme, eu precisava ler o livro. E o que posso dizer... Me apaixonei por está história. Emma e Dexter sempre estudaram juntos na faculdade, porém foi numa festa em 1988 que a vida dos dois se cruzam, ela logo se encanta pelo charme de Dexter, porém o romance não acontece e ambos tornam-se melhores amigos e no decorrer dos anos eles se encontram e assim a amizade permanece. Porém, Emma nutre um sentimento além da amizade, mas que permanece calada com medo de perder a amizade que ambos possuem. 

Um dia, David Nicholls, Se a minha Estante Falasse

"Sinto muita saudade de você, Dex... depois assinou e carimbou um beijo no papel de carta azul-claro".

E esta é uma característica da Emma, que me incomodou um pouco na leitura, o Dexter e arrogante e a Emma e a típica mocinha que não se sente bonita, ou até mesmo interessante. Ainda assim, ambos completam-se e conseguem perpetuar está relação mesmo distantes fisicamente um do outro. E a narrativa e a construção do David Nicholls é maravilhosa, ele traz excelentes diálogos e pontos que me agradam em uma narrativa, como a narração em 3ª pessoa, trazendo pontos de vistas diferentes. Além, obviamente, de dois personagens que apesar de alguns aspectos não me agradarem, como citados acima. Conseguem ser cativantes, fazem você amar e ao mesmo odiar em alguns momentos, porém é este amadurecimento de ambos no decorrer do tempo que fazem com que "Um Dia", seja uma obra inesquecível. 

O livro foi adaptado para o cinema em 2011, e no Canal Just! Sam (assistam aqui) eu fiz um vídeo de "Livro X Filme" comparando a obra da adaptação, e o que posso dizer: Sou suspeita, adoro o trabalho da Anne e até então, não conhecia nenhum outro trabalho do ator Jim Sturbess. Todavia, ambos possuem uma química (incrível), palpável é conseguem nos entregar uma Emma e Dexter perfeitos. Embora toda a adaptação possua problemas, creio que esta produção conseguiu se sair muito bem e encantar, emocionar e tornar-se memorável.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samantha Silva

futura historiadora. Criadora de conteúdo desde 2014 no Blog Samantha Silva. Aqui vocês encontram indicações literárias, resenha, curiosidades e fatos históricos é muito mais!

Busca

Facebook

Instagram

Mais lidos

Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *