[Resenha] Apologia da História ou o Oficio do Historiador - Marc Bloch

10 de maio de 2019

Marc Bloch é um dos mais importantes historiadores do século XX, medievalista suas obras são referências sendo um homem que pensava a história diferente, criando assim um novo método de se fazer história. E citar seu nome e não referenciar “Apologia da História ou o Oficio do Historiador” uma de suas obras mais memoráveis e citadas na graduação e quase impossível.

Apologia da História ou o Oficio do Historiador, Marc Bloch, Se a minha Estante Falasse
Sinopse: Fuzilado pelos nazistas em 16 de junho de 1944 próximo a Lyon, Marc Bloch deixava inacabado um livro de metodologia, Apologia da História ou O Ofício de Historiador, - publicado pela primeira vez em 1949 por Lucien Febvre. Esta nova edição da obra póstuma de Marc Bloch, organizada e anotada por seu filho primogênito Étienne, apresenta o texto em sua integralidade e sem modificação alguma. Inclui também o prefácio de Jacques Le Goff à edição francesa e uma apresentação à edição brasileira, feita pela professora Lilia Moritz Schwarcz. Como ponto de partida, Marc Bloch aproveita a interrogação de um filho que lhe pergunta para que serve a história. Essa confidência familiar já revela de saída o cerne de uma de suas convicções: a obrigação de o historiador difundir e esclarecer. Ele deve, nas palavras do autor, saber falar, no mesmo tom, aos doutos e aos estudantes. Nem que fosse por essa única afirmação, Apologia da História permanece hoje em dia - quando o jargão hermético invadiu tantos livros de história - de uma atualidade espantosa. Este livro inacabado é um ato completo de história. Jacques Le Goff



Editora: Zahar | 160 Páginas | Ano: 2002 | Onde comprar: Amazon, Saraiva e Livraria Travessa.

Como citamos anteriormente aqui no “Se a minha Estante Falasse” (acesse aqui) Bloch foi um grande historiador, fundador da “Escola dos Annales”, ao qual Peter Burke escreveu um livro intitulado “A Escola dos Annales 1923 – 1989”, uma obra excelente para quem deseja aprofundar – se sobre o movimento dos Annales. No entanto, a nossa resenha e acerca da produção de Marc Bloch, que infelizmente não veio a ser concluída, já que o autor encontra – se em mãos do exército nazista, já que Bloch era judeu e como grande parte acabou preso, torturado e morte. E enquanto permanecia preso, o historiador mesmo sem acesso a livros, ou outros materiais ele escreveu um manuscrito, contendo cinco capítulos (o último ficou incompleto). Tudo a partir da pergunta de seu filho: “Papai, então me explica para que serve a história”. E apesar do cenário vivenciado por ele, ele não transpassa isto, em sua obra. Muito pelo contrário, em Apologia da História ou o Oficio do Historiador ele traz uma linguagem simples, onde tanto leigos quanto doutores conseguem compreender o que Bloch desejava transpassar com a escrita desta obra.

A simplicidade com que Marc Bloch escreveu e concebeu está que, é uma das obras mais referencias dentro do campo da história (principalmente em teoria), e algo raro, visto que, poucos historiadores escrevem algo com tanta simplicidade de palavras sobre um assunto essencial de maneira profunda sobre a atividade e a forma de se produzir história e de como é o oficio do historiador, ou como deveria ser. O que a torna uma das obras historiográficas mais importante do século XX. No mais, o que posso indicar e que leia está obra, se pretende ingressa em História, recomendo a leitura deste livro, ele nos presenteia com seus conhecimentos, demonstrando que um historiador deve conquistar seu público, e que a História não é só ciência, ela e interdisciplinaridade, arte e conhecimento. Sendo o homem o maior objeto do historiador, e que ambos completam – se. Sendo de extrema importância para explicar as transformações do mundo em que vivemos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samantha Silva

futura historiadora. Criadora de conteúdo desde 2014 no Blog Samantha Silva. Aqui vocês encontram indicações literárias, resenha, curiosidades e fatos históricos é muito mais!

Busca

Facebook

Instagram

Mais lidos

Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *