Você sabe quem foi Frida Kahlo? | Entre História & Historiadores

10 de abril de 2019

O Entre História & Historiadores desta semana a figura a qual iremos conhecer nasceu na cidade do México e que nos últimos tempos tem sido muito referenciada nas redes sociais... Contudo, você sabe quem foi Frida Khalo?

Frida Kahlo, Entre História & Historiadores, Se a minha Estante Falasse

Do México para o mundo, Frida e uma das mais importantes figuras da arte no século XX, sendo uma das personagens mais significativa no âmbito político e cultural de seu país. Kahlo foi uma pintora mexicana, nascida Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, foi uma mulher a frente de seu tempo. Guerreira, ela teve que superar grandes traumas em sua vida, quanto na vida social. As suas obras refletem esta realidade, pois além da pintura, Frida deixou um diário onde registrou todas as suas alegrias e frustrações como o seu conturbado casamento, a saúde frágil e a sua impossibilidade de gerar filhos.

Amante da cultura e tradições do México, ela não hesitava em demonstrar isto, por meio de seus trajes, cores vibrantes em suas obras. Já que Frida Kahlo retratou – se nada menos do que 55 vezes, seu primeiro autorretrato “Autorretrato com vestido de Veludo” de 1926, e assim sucessivas obras onde a artista se auto representava. No entanto, além de famosa por sua arte, Frida também foi uma revolucionária. Seu pai referia – se a artista como inteligente e agitada, dentre todas as suas filhas. 

Na escola, ela liderava pequenas revoluções contra professores que não considerava “bons” e criticava os moldes da educação da Escola Nacional Preparatória, uma das escolas mais renomadas da cidade do México. Além disso, Frida Kahlo lutava pelo direito dos trabalhadores através do “Partido Comunista Mexicano”. Algo que em suas obras a artista retratava e em falas a resistência que o povo mexicano deveria ter as tentativas de opressão.

Frida Kahlo, Entre História & Historiadores, Se a minha Estante Falasse

E como tudo em sua vida, era refletido em suas obras, alguns críticos de arte, sugerem que Kahlo era uma pintora surrealista, porém a mesma rebateu afirmando que nunca pintou sonhos, mas a própria realidade vivida por ela. Afinal ela ERA o próprio assunto que mais tinha conhecido. E apesar do sucesso de sua exposição em New York em 1939, tê-la tornado conhecida internacionalmente, pois após esta exposição a mesma foi expor em Paris, onde conheceu grandes artistas da época com Pablo Picasso, por exemplo. Sendo ela a primeira artista mexicana a expor suas obras no Museu do Louvre.

Seu nome se tornaria para além do México mesmo, após sua morte aos 47 anos, em 1954. Já que enquanto viva, apesar de ter exposto e conhecido artistas de renome, ela era mais conhecida até então como a “esposa de Diego Rivera” que foi um dos maiores artistas plásticos mexicanos do século XX. Sendo considerado um dos mais destacados pintores do movimento denominado “Muralismo Mexicano”. Ou seja, sua fama, por seu nome e figura, tornou – se mais difundido após sua morte. Tornando se assim, protagonista de sua história, reconhecida em todas as partes como uma das personagens históricas mais celebrada dos últimos tempos.

Frida Kahlo, Entre História & Historiadores, Se a minha Estante Falasse
Imagem de Divulgação / Museo Frida Kahlo

Caso um dia você viagem para a cidade do México, a cidade possui um museu intitulado “Museo Frida Kahlo”. Sendo um espaço histórico e arte dedicado a vida e as obras da artista. E está localizado no bairro Colonial del Carmen de Coyoacán.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samantha Silva

futura historiadora. Criadora de conteúdo desde 2014 no Blog Samantha Silva. Aqui vocês encontram indicações literárias, resenha, curiosidades e fatos históricos é muito mais!

Busca

Facebook

Instagram

Mais lidos

Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *