Incêndio na Catedral de Notre-Dame: Das Cinzas a Reconstrução

15 de abril de 2019

Após mais de quatro horas o incêndio conseguiu ser contido e grande parte da estrutura foi salva. A Unesco ofereceu ajuda para a reconstrução da Catedral que em 1991 tornou-se patrimônio mundial. 

Catedral de Notre-Dame, Incêndio, Se a minha Estante Falasse
Reprodução do Incêndio na Catedral de Notre-Dame  / Twitter

A
Catedral de Notre-Dame se viu hoje em meio as chamas, um grande incêndio atingiu a catedral, localizada em Paris. Uma das torres "flecha" foi destruída pelo incêndio. A estrutura do prédio, segundo o G1, foi salva pelos bombeiros que estavam no local buscando conter as chamas para que não se expandisse. 


O presidente da França, agradeceu aos bombeiros e informou que a Catedral será reconstruída e a Unesco (Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) ofereceu apoio ao governo para a recuperação, e assim resguardar o patrimônio cultural que este templo representa. Visto que, segundo o Emmanuel Macron

"Nós vamos reconstruir essa catedral, todos juntos. Uma campanha nacional vai ser lançada, e para além das nossas fronteiras. Nós faremos um chamado aos maiores talentos, que serão muitos e virão para reconstruir nossa Notre-Dame” 

E tal acontecimento, lembrou-me do ocorrido no Brasil, com o Museu Nacional e a diferença de posicionamento das autoridades quanto a IMPORTÂNCIA de seu patrimônio histórico cultural. Afinal a Catedral de Notre-Dame é um dos mais importantes patrimônio da França, sendo a mais antiga Catedral francesa em estilo gótico. Sua construção ocorreu no ano de 1163, sendo dedicada a Maria, mãe de Jesus. 

Catedral de Notre-Dame, Incêndio, Se a minha Estante Falasse

Curiosidade Histórica: O estilo de Arquitetura Gótica vigorou durante a Baixa Idade Média entre os séculos X ao XV, as catedrais, igrejas, basílicas e mosteiros eram as principais referencias neste estilo. Sendo está arte gótica, conhecida também por “arte das catedrais”, pois muitas ao redor do mundo adotaram este estilo. Exemplo: Catedral de Notre-Dame (Paris), Catedral da Servilla (Espanha), Catedral de York (Inglaterra), e várias outras, adotaram neste período este estilo em suas construções, principalmente as catedrais. Por ter surgido na França, inicialmente recebeu o nome de “estilo francês”. No entanto, durante o Renascimento passou a ser chamada de “arte gótica”. 

Com uma arquitetura gótica que substituiu as paredes grossas das românticas igrejas trazendo colunas altas e arcos que são capazes de sustentar o peso dos telhados. Sua construção e uma referencia ao estilo gótico, e também se tornou conhecida para o mundo todo através da clássica obra de Victor Hugo, intitulada “Notre-Dame de Paris”, O Corcunda de Notre-Dame (1831) que ganhou uma animação dos estúdios Walt – Disney em 1996. Ou seja, sua importância histórica é grande, atualmente todas elas foram eleitas pela UNESCO como patrimônio mundial. 

E o meu olhar sobre o ocorrido fica para o fato de que, infelizmente no Brasil, como vimos como o Museu Nacional as autoridades não possuem está atenção aos seus patrimônios e na preservação dos mesmos. Podemos perceber que, pela divulgação de ajuda da UNESCO e o pronunciado do próprio governo Francês a Catedral não irá ser deixada de lado. E fato a valorização dos país internacionais com seus patrimônios, e no Brasil a realidade, infelizmente é outra!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samantha Silva

futura historiadora. Criadora de conteúdo desde 2014 no Blog Samantha Silva. Aqui vocês encontram indicações literárias, resenha, curiosidades e fatos históricos é muito mais!

Busca

Facebook

Instagram

Mais lidos

Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *