No Entre Histórias & Historiadores desta semana, vamos conhecer um dos historiadores mais referenciado em “Teoria da História”. Um dos fundadores de uma das, mais importantes escolas, ou movimento (como alguns costumam intitular) na França, Marc Bloch.
Vamos descobrir porque ele é tão importante no campo da História? E quem foi Marc Bloch?
Marc Bloch nasceu na França em 1844, filho de historiador, ele segue os passos de seu pai. Tendo seus estudos iniciados no Liceu Louis Le – Grand, um dos mais prestigiados de Paris. Sua formação acadêmica é realizada na École Normale Supérieure, onde grandes intelectuais passaram como Émile Durkheim, Lucien Febvre (um dos fundadores ao lado de Bloch da “Revista dos Annales”), Foucault e Bourdieu. O direcionamento de Marc foi para além da História, indo também para o campo da Geografia. Em 1924, ele publica sua obra “Os reis Taumaturgos”, uma leitura mencionada durante a graduação. No entanto, será a sua colaboração em 1929, ao lado de Lucien Febvre, que você terá mais menções. Neste ano eles fundam juntos a famosa “Revue Annales d’Histoire Économique e Sociale”, da qual foi diretor até 1940.
Sua segunda obra muito referência e “A Sociedade Feudal” na década de 40, onde Marc Bloch vivia neste período o auge de sua carreira, com trabalhos de grande relevância para o campo historiográfico. Sendo entre 1941 a 43 que ele iniciara uma das suas obras mais referenciadas, que veem a ser uma das mais citadas durante a graduação de História: “Apologia da História e o Oficio do Historiador.” Se você está prestes a ingressar no curso de história, lhe recomendo a leitura desta obra que será muito utilizada dentro e fora de Teoria da História. Todavia, devido a perseguição nazista e Bloch ser judeu, está obra não foi concluída pelo mesmo.
E em 8 de março de 1944, ele foi preso, torturado e assassinato em junho do mesmo ano. Deixando um legado através de suas obras para a história. Infelizmente, Marc Bloch foi vítima da pratica, cruel e desumana do nazismo. E embora suas obras, seja passível de críticas, como qualquer outra da área de história ou não. Ainda assim, seu trabalho influenciou gerações de historiadores e sem sombra de dúvida ainda influência nos tempos atuais.


0 Comentários
