O curso de graduação em História tem duas vertentes, a Licenciatura (o mais procurado geralmente) e o Bacharel (minha área de formação), porém qual a diferença entre ambos?
O Bacharel atua geralmente fora da sala de aula, podendo trabalhar em acervos históricos, museus, arquivos e consultoria para o teatro, filmes e novelas no âmbito histórico, podendo atuar também em editoras de livros didáticos.Com a pós-graduação, o formando em bacharel (mesmo sem o licenciado) pode dar aula em Universidade, possuindo o mestrado e/ou doutorado. E com a especialização, o leque de oportunidades aumenta e a remuneração também.
Já o graduando em Licenciatura atua geralmente nas salas de aula, ou seja, a sua formação acadêmica não é voltada para pesquisas, como a do bacharel, mas sim para as práticas didáticas e pedagógicas. Possibilitando assim, atuar nas escolas: municipais, estaduais, federais entre outras...E com a especialização, pode ministrar aulas em Universidades públicas ou particulares.
O site Guia da Carreira fez uma postagem sobre quanto ganha em média um profissional de História (porém, não devemos nos basear plenamente nos dados apresentados), pois como o mesmo informa, o salário pode variar conforme o estado. Contudo, costumo dizer que se você busca dinheiro, ao invés de satisfação, o curso de História não será o ideal para você. Afinal se você faz o que gosta, o retorno virá, se faz com dedicação os resultados virão.
Tanto na licenciatura ou no bacharel, o ritmo de leituras na graduação é INTENSO. Haverão semanas com diversas leituras e textos com conceitos de nomes como: Peter Burke, Chartier, Marc Bloch, dentre outros historiadores. (No entanto, isto é, ideia para outro post aqui no Fala Historiadora). Por isso, se prepara para muita leitura. E caso, você não goste, então o curso REALMENTE não será agradável para você.

0 Comentários
