As Brumas de Avalon (2001) | Cine História

19 de abril de 2019

As Brumas de Avalon (2001), narra a história do Rei Arthur sob a perspectiva de Morgana. A produção é uma adaptação do romance de Marion Zimmer Bradley, publicado em 1982. No entanto, nem toda a adaptação segue a história apresentado na obra original. Vamos saber o porquê?


As Brumas de Avalon, Filme, Se a minha Estante Falasse
Sinopse: Morgana (Julianna Margulies) recorda que a maioria do que foi dito sobre o Rei Arthur (Edward Atherton) e aqueles que o cercavam é mentira, pois, como sacerdotisa de Avalon, onde nasceu a religião da Deusa-Mãe, viveu estes acontecimentos, que começaram quando acontece o maior levante já visto na Bretanha. Os saxões varriam o país matando igualmente cristãos e seguidores da deusa de Avalon. Se um grande líder não unisse cristãos e pagãos, a Bretanha estaria condenada ao barbarismo e Avalon ao desaparecimento. Gorlois (Clive Russell), o pai de Morgana, lutava incansavelmente contra as hordas de saxões. Nesta época Morgana era apenas uma criança, que vivia na Cornuália com Igrane (Caroline Goodall), sua mãe, que era ainda uma seguidora da antiga religião e praticava secretamente a antiga magia


Direção: Uli Edel | Ano: 2001 | Duração: 3h 03min | Elenco: Anjelica Huston, Julianna Margulies, Joan Allen e mais...

O conto do Rei Arthur é uma das histórias mais reproduzidas e contadas no cinema, cada nova produção conta uma perspectiva diferente. E em “As Brumas de Avalon” com Anjelica Huston (A Família Adams) e Julianna Marguiles (The Good Wife), que vivem nesta adaptação literária tia e sobrinha. Onde ambas pertencem a uma família antiga de uma linhagem de sacerdotisas de Avalon, onde a religião pagã que cultua a Deusa é a que prevalece sobre toda a Britânia.

Informação Histórica: Avalon é uma ilha lendária da lenda Arturiana, aparecendo pela primeira vez em “A História dos Reis da Bretanha” de Godofredo Of Monmouth, sendo o lugar onde a espada do rei Arthur teria sido forjada, sendo um lugar de mitologia. Avalon é associada há seres imortais como Morgana Le Fay.

E na produção de 2001 temos um Arthur (rei cristão) que uniu a Britânia contra os Saxões, enquanto que, no filme ele é um rei pagão. Que casasse com a cristã Guinevere e, assim vai cedendo aos poucos ao cristianismo. Mesmo ele tendo jurado junto a Deusa que jamais trairia o culto a ela. Fugindo está fato a obra original, e embora sabemos que toda adaptação precisa de reajustes quando a obra original, tendo algumas alterações, modificações para enquadrar – se no roteiro. Não sendo uma tarefa fácil, porém a história passou a navalha em diversos personagens e acontecimentos que foram deixados fora do contexto que compõem a versão original.


As Brumas de Avalon, Filme, Se a minha Estante Falasse

Se na obra de Zimmer Bradley o foco é na substituição da religião de uma maneira nada pacifica e gradativa, no longa adaptado optaram por fazer desta “só mais um filme sobre Rei Arthur” como tantos outros já produzido pelo cinema. Sendo Avalon diminuída a umas poucas cenas, e o culto a Deusa mais uma religião com truques de magia. Se a intenção era a projeção do Rei Arthur, então que dessem mais espaço a távola redonda, que empregassem este rumo sem necessariamente ter utilizado a mitologia revisitada na obra de Marion.

Além do problema quando a caracterização, através do figurino dos personagens que historicamente falando tem uma problematização (evidente), a começar pela cidade escolhida para a locação, a cidade de Praga. A arquitetura medieval representada da República Tcheca e completamente oposta à da Grã-Bretanha. E ainda temos os efeitos visuais, grotescos, somando ao fato de que o ambiente não propicia ao telespectador mergulhar nesta história do período medieval. No mais, o longa entretém, mas historicamente falando: Não convence.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samantha Silva

futura historiadora. Criadora de conteúdo desde 2014 no Blog Samantha Silva. Aqui vocês encontram indicações literárias, resenha, curiosidades e fatos históricos é muito mais!

Busca

Facebook

Instagram

Mais lidos

Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *